sábado, 15 de novembro de 2008

Vigésimo Terceiro Dia

Já estou mais adaptado a nova rotina. O sentimento mais marcante que eu percebo e será um dos mais difíceis de superar é a ansiedade em relação a comida. Exemplo, almocei muito bem, estou alimentado e mesmo assim, alguns pensamentos em guloseimas me perseguem.

Eu, como já disse algumas vezes, gosto muito do termo reeducação alimentar. Pois, o conceito é muito melhor do que dieta ou regime. Porém, eu tenho a impressão que se enfrentarmos os três termos calmamente, veremos que "regime" não é um termo útil realmente. Soa como algo não só temporário, mas também imposto. Agora, o termo dieta é bom. Tem haver com selecioar, escolher, organizar o que se come. Não há tratamento sem haver uma dieta específica. Seja uma dieta médica por antibióticos ou uma dieta alimentar para perder peso. Reeducar-se alimentarmente naõ é possível sem dieta e digo, Dieta Rígida. Visto que a obesidade é um problema clínico. Obeso tem mania de achar que não é doente. O próximo passo, após conquistada a saúde é o da reeducação. Agora que conquistei o meu peso ideal. Tudo bem tomar uma cervejinha com os amigos ou até comer uma coxinha. Mas não dá para ficar abrindo excessões toda a vez que pintar uma oportunidade, enquanto estamos nos reeducando. Eu encaro o vício da comida e tenho dito isto, com o vício da bebida. Ninguém para de beber tomando uma cervejinha de vez em quando. Assim como niguém perde peso comendo um salgadinho ou docinho de vez em quando.

Gordos do meu Brasil não tenham medo de dietas. Elas quando bem equilibradas como a que eu estou fazendo são importantes e parte do tal processo de reeducação, não existem atalhos. Não encarem o termo R.A. como permissão à pequenos abusos. Pois dessa forma continuarão os mesmos gordinhos mimados e "mal-educados", comportem-se. Dieta já, sem medo, para conquistar o peso ideal. E chega de sabotagens.

Nenhum comentário: